Secretaria Municipal de Educação

Cruzeiro - SP

Publicado em 10 de abril de 2024

FORMAÇÃO DE PROFESSOR COORDENADOR DOS ENSINOS FUNDAMENTAIS I E II

A formação continuada é fundamental para o desenvolvimento do conhecimento profissional dos professores coordenadores

Hoje, 10/04, a Faculdade de Ciências Humanas do Estado de São Paulo (Facic) cedeu gentilmente seu espaço para a realização da importante reunião com professores coordenadores dos ensinos Fundamental – anos iniciais e Fundamental – anos finais. No período da manhã, os professores coordenadores do Ensino Fundamental – anos iniciais se reuniram para discutir um […]

Hoje, 10/04, a Faculdade de Ciências Humanas do Estado de São Paulo (Facic) cedeu gentilmente seu espaço para a realização da importante reunião com professores coordenadores dos ensinos Fundamental – anos iniciais e Fundamental – anos finais.
No período da manhã, os professores coordenadores do Ensino Fundamental – anos iniciais se reuniram para discutir um dos pontos centrais da Matemática na Base Nacional Comum Curricular (BNCC): o Letramento Matemático.

O foco da reunião foi a relação do Letramento Matemático com as dez competências gerais da BNCC (Base Nacional Curricular Comum), as competências específicas da área de Matemática e como promover o Letramento Matemático nas aulas, analisando-o em função das características das atividades escolhidas para serem desenvolvidas com os alunos.
Durante a reunião, os professores coordenadores refletiram sobre a importância do desenvolvimento do Letramento Matemático na formação integral dos estudantes, através da resolução de problemas, abrangendo todas as unidades temáticas deste componente curricular.

No período da tarde, os professores coordenadores do Ensino Fundamental – anos finais se reuniram para discutir a formação continuada e o novo modelo da avaliação diagnóstica. A reunião começou com uma explicação do texto-base “Formação na ação: desalojar práticas e estruturas instaladas”.

Por fim, foi realizada uma análise da proposta e dos resultados do novo modelo da avaliação diagnóstica. A formação continuada é fundamental para o desenvolvimento do conhecimento profissional dos professores coordenadores, cujo objetivo é facilitar as capacidades reflexivas sobre a própria prática, elevando-a a uma consciência coletiva.