Secretaria Municipal de Educação

Cruzeiro - SP

C.M. Foresta Massei Cabral

A escola se localiza no endereço Rua José de Paula Ferraz, 280 - Itagaçaba e atende alunos na faixa etária Educação Infantil - Berçario I e II - Maternal I e II, buscando sempre desenvolver a educação aos alunos.
Tel: (12) 3143-6245

HISTÓRICO E FUNDAÇÃO

A Creche Municipal Foresta Massei Cabral teve sua origem no ano de 1991, durante a gestão do ex-prefeito Hamilton Vieira Mendes, por meio da Lei nº 2.435, de 3 de junho de 1991. Fundada com o propósito de oferecer um amplo suporte às crianças em situação de carência, com idades entre um e quatro anos e onze meses, em período integral, das 7h30 às 17h30.

Inicialmente, a creche operava em uma residência situada na Avenida Luiz Bittencourt, nº 207, no bairro Itagaçaba, em um espaço limitado que buscava atender às demandas existentes. Em 2001, devido à necessidade de expansão do atendimento, a creche mudou-se para a Rua José de Paula Ferraz, nº 266, ocupando um antigo salão de festas e restaurante, cuja aquisição e adaptação ocorreram entre 2001 e 2004.

Durante esse período, foram feitas melhorias na estrutura da creche, incluindo a construção de duas salas de aula para atender aos alunos da Educação Infantil. Entre 2005 e 2008, houve nova ampliação, com a construção de mais duas salas de aula para os alunos do 1º ano. Estas obras de expansão foram realizadas durante a gestão do ex-prefeito Celso de Almeida Lage.

A creche está situada em um dos bairros mais densamente povoados da cidade, sendo acessível por duas pontes e viadutos. Com uma população atual de 20.000 habitantes, o bairro conta com diversas facilidades, incluindo fábricas, lojas, padarias, supermercados, farmácias, um posto médico e várias igrejas evangélicas e católicas. Além disso, conta com instituições educacionais como a E.M. Profa. Maria Leonor Costa e a E.E Humberto Turner.

Foresta Massei Cabral

patronesse : Foresta Massei Cabral

Na efervescência do desenvolvimento de Cruzeiro, em meio às estações ferroviárias e aos trens que conectavam São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, nasceu, em 7 de maio de 1913, na Vila da Estação, Foresta Massei Cabral, fruto da união entre o imigrante italiano Sr. Ângelo Massei e a brasileira dona Maria Machado.

O seu nome, de origem italiana e pouco comum, significava "Floresta", uma alcunha pela qual muitos a conheciam e que ela jamais se incomodou em corrigir.

Órfã de mãe aos 13 anos, assumiu a responsabilidade do lar e ajudou seu pai na criação das duas irmãs mais novas, Sílvia e Maria Nella, e do caçula Alfeu, com menos de dois anos de idade. Tinha também uma irmã mais velha, Lourdes, do primeiro casamento de seu pai, que residia com parentes em São Paulo.

Apesar de ter frequentado apenas o primeiro ano do primário no "Primeiro Grupo", como era chamada a E.E. Arnolfo Azevedo, no centro de Cruzeiro, Foresta era uma pessoa muito culta, dedicada à leitura.

Conhecida como Dona Foresta no bairro do Itagaçaba, ela era uma cristã fervorosa e espírita kardecista, exercendo por mais de quarenta anos a função de benzedeira, auxiliando milhares de crianças não só da cidade, mas também de localidades vizinhas como Silveiras, Lavrinhas e Cachoeira Paulista, sobretudo aquelas em situação de carência, ao longo de seus 75 anos de vida.

"Deus dá um pedaço de pão igual para todo mundo, aquele que tem fé, o pão se multiplica”, era um de seus ensinamentos.

Possuía conhecimento em plantas medicinais, muitas cultivadas em seu próprio quintal, tanto para uso familiar quanto para compartilhar com amigos que frequentemente visitavam sua casa.

Além de ser habilidosa na confecção de doces caseiros, como doce de abóbora, mamão, coco, batata-doce, pé de moleque, doce de leite e o inesquecível bolão de fubá cremoso feito no fogão à lenha, entre outros, ela também se dedicava ao artesanato, costurando com maestria e confeccionando bonecas de pano e lindas flores de papel crepom.

Casou-se em 17 de setembro de 1933, com Izaltino Pinto Cabral, uma figura igualmente conhecida no bairro, com quem teve 19 filhos, dos quais oito faleceram ainda recém-nascidos e uma com dois anos de idade. Os outros filhos são Marlene, Arnaldo, Nelson, Ari, Ângelo, Sônia, Antônio, Sueli, Renato e Luiz, além de 20 netos e 12 bisnetos.

Mãe dedicada, avó amorosa e amiga leal, Dona Foresta estava sempre pronta para ajudar quem a procurasse, enviando auxílio mesmo para aqueles que ela sabia que estavam necessitados.

Viveu de acordo com o lema de vida da caridade, afirmando sempre que "o que a mão direita der, a esquerda não precisa ficar sabendo" e que "fora da caridade, não há salvação".

Em 1984, foi eleita pela AMABI (Associação de Moradores do Bairro do Itagaçaba) como a "Mãe do Ano", um reconhecimento merecido por sua dedicação à comunidade.

Dona Foresta partiu deste mundo em 4 de agosto de 1988, aos 75 anos de idade, deixando o bairro do Itagaçaba um tanto entristecido.

Como homenagem póstuma, o então vereador Sérgio Antônio dos Santos apresentou um projeto na Câmara Municipal que foi aprovado por unanimidade, dando seu nome à creche construída no bairro, hoje conhecida como Creche Municipal Foresta Massei Cabral.

HINO DA ESCOLA

Ao entoar o hino
A escola vira festa,
Pois tem muitas crianças
Que estudam na Foresta.
Eh! Eh! Eh!
É na Foresta.
Eh! Eh! Eh!
E vira festa.
Tantas crianças juntas,
Tristeza não interessa.
Nós vamos estudar.
Aprender é na Foresta.
Eh! Eh! Eh!
É na Foresta.
Eh! Eh! Eh!
E vira festa.
Professores unidos,
Alcançam sua meta.
Crianças aprendendo,
E brincando na Foresta.
Eh! Eh! Eh!
É na Foresta
Eh! Eh! Eh!
E vira festa.

EQUIPE GESTORA

Atual
Dalva Alves Ferreira

Dalva Alves Ferreira

Diretora

Professora especialista na área da deficiência intelectual PEB II, Faculdade Unitau, Faculdades Integradas de Cruzeiro, Pedagogia (Administração e Inspeção) com habilitação para o Magistério (Educação Infantil e Ensino Fundamental nos anos iniciais) Bagozzi – Faculdade Padre João Bagozzi, pós graduação presencial em Libras (D A), pós graduação em (D M), Letras e Vida (Matemática e Língua Portuguesa, publicado no Diário Oficial 06/12/2006), Curso Básico em Informática na Escola Kid Bit, Curso em três módulos em Informática, curso de Teologia, UNESP – Curso do Pró Letramento / Matemática, Curso de atualização básico de Libras CENP – Secretaria de Educação SP. Trajetória, sala de aula estadual D.M. 29 anos e 6 meses (aposentada), Coordenação Estadual Padre Francisco (Ensino Fundamental, anos iniciais, 2007 e 2008. Coordenação Escola Estadual Oswaldo Cruz em 2009 (Ensino Fundamental). APAE (1988 auxiliar de reabilitação). Em 1990 a 1993 sala de PC (Paralisia cerebral). Professora Substituta em 1989 na Rede Municipal de Cruzeiro, em 2009, professora substituta efetiva. Em 2019 vice-diretora e em 2020 Direção da Creche Foresta Massei Cabral.

Lúcia Aparecida da Silva Brito

Lúcia Aparecida da Silva Brito

Diretora Assistente

Professora Substituta Efetiva – Desde 2010, Formada em Habilitação Específica para o Magistério em 1988 (35 anos em sala de aula). Formada pela Faculdade Integrada de Cruzeiro concluindo o curso de Pedagogia em 1991 Habilitações em Administração Escolar/Inspeção Escolar, Certificado de Treinamento de Professores na Área da Educação Especial – Realizada na APAE de Cruzeiro - 1998, Pós Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional – 2006, Pós Graduação em Alfabetização e Letramento pela Faculdade Paulista – 2015 e atualmente Diretora Assistente na Creche Foresta Massei Cabral – 2024

Raquel Borges Brandão Mazulka

Raquel Borges Brandão Mazulka

Coordenadora Pedagógica

Raquel é pedagoga formada pela Faculdades Integradas de Cruzeiro-FIC. Atua na área há 10 anos. Ao lecionar, pela prefeitura de Cachoeira Paulista, foi também Diretora de Escola. Atualmente, está como Professora Coordenadora da Creche Foresta Massei Cabral e possui três especializações: Psicopedagogia - Gestão de RH - Pedagogia Hospitalar

HISTÓRICO DIRETORIA

  • Ione Jardim da Silva Nogueira / 1991 a 2000
  • Aparecida de Fátima Magina Novaes / 2000 a 2008
  • Lourdes Alves Souza Silva / 2009 a 2020
  • Dalva Alves Ferreira / 2020 a atual