Secretaria Municipal de Educação

Cruzeiro - SP

Publicado em 26 de março de 2024

Súecia “redescobre” a importância dos livros físicos em sala de aula

Após anos com a educação 100% digital, a Suécia está passando por um movimento de redescoberta do uso dos  físicos em sala de aula. O ensino digital tem sido predominante nas escolas suecas, mas atualmente há um crescente reconhecimento da importância dos livros impressos. Essa mudança de paradigma foi impulsionada pelo governo sueco, que expressa […]

Após anos com a educação 100% digital, a Suécia está passando por um movimento de redescoberta do uso dos  físicos em sala de aula. O ensino digital tem sido predominante nas escolas suecas, mas atualmente há um crescente reconhecimento da importância dos livros impressos. Essa mudança de paradigma foi impulsionada pelo governo sueco, que expressa preocupação com as implicações da ampla digitalização e o impacto da exposição precoce das crianças às telas.

Diante desse contexto, é importante reconhecer o papel fundamental das nossas escolas municipais. Elas têm desempenhado um papel primordial ao disponibilizar uma série de livros educativos em suas bibliotecas e salas de leitura. Essas bibliotecas estão agora equipadas com enciclopédias portáteis, compostas por até 300 volumes, acompanhados de estantes para armazenamento. Esse investimento marca um passo fundamental para a melhoria da qualidade da educação em Cruzeiro. Garantindo qualidade no ensino e a preocupação com os alunos em relação a telas e o aprendizado.

É importante ressaltar que, embora a tecnologia desempenhe um papel significativo nas escolas, é essencial exercer cautela com o uso excessivo das telas, especialmente entre crianças em idade precoce.

De acordo com recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso de telas na infância deve ser restrito. Os menores de dois anos de idade não devem ter acesso algum. Entre dois e cinco anos, a permanência máxima é de uma hora por dia, e entre seis e dez anos, o tempo deve ser de até no máximo duas horas. Essas diretrizes destacam a importância de encontrar um equilíbrio entre o mundo digital e o mundo físico na educação das crianças.

Quer saber mais? Clique no link e veja a matéria completa do G1:
https://shre.ink/8Vpu 📰🔍