Secretaria Municipal de Educação

Cruzeiro - SP

Publicado em 24 de novembro de 2023

Escolas municipais realizam último DIA “D” de combate a Dengue, Zika e Chikungunya

Essa Ação faz parte do Planejamento Pedagógico, é realizada durante todo o ano, uma vez no mês.

É ótimo saber que as Escolas Municipais de Cruzeiro estão realizando, com os alunos, as ações de conscientização e combate a Dengue, Zika e Chikungunya. O último dia “D” foi realizado ontem (23), e cada escola executa suas atividades conforme planejaram. O Aedes aegypti é conhecido popularmente como mosquito-da-dengue, apesar de transmitir outras doenças, tais […]

É ótimo saber que as Escolas Municipais de Cruzeiro estão realizando, com os alunos, as ações de conscientização e combate a Dengue, Zika e Chikungunya. O último dia “D” foi realizado ontem (23), e cada escola executa suas atividades conforme planejaram.

O Aedes aegypti é conhecido popularmente como mosquito-da-dengue, apesar de transmitir outras doenças, tais como a febre-amarela, a chikungunya e a zika. É importante que todos estejam cientes dos métodos de prevenção para evitar a proliferação do mosquito.

Entre as medidas de prevenção recomendadas estão: não acumular água em recipientes, manter a caixa d’água sempre fechada, não deixar pneus ou objetos que possam acumular água expostos à chuva, dentre outras. Além disso, é importante que todos estejam atentos aos sintomas da doença, como febre alta, dores de cabeça e no corpo, e procurar atendimento médico imediatamente se houver suspeita de infecção.

Estamos em uma semana com dias alternados de muita chuva; por isso, é necessário redobrar a atenção, afinal, pode haver muitos pontos de foco da Dengue espalhados por aí.

O mosquito Aedes Aegypti possui um ciclo de vida de até 45 dias e, mesmo com esse período curto de sobrevivência, pode colocar até 450 ovos. Esses ovos são de extrema resistência e podem ficar em um recipiente seco por até um ano. Quando este local recebe água limpa, em cerca de meia hora de submersão este ovo pode se desenvolver.

Sendo assim, a população precisa estar atenta aos cuidados com possíveis criadouros do mosquito, porque com a chuva os ovos vão eclodir. E se a fêmea estiver infectada pelo vírus, é provável que pelo menos 60% das larvas já estarão contaminadas.

A participação dos alunos nas ações de conscientização é fundamental — eles podem disseminar as informações aprendidas em sala de aula e ajudar a conscientizar suas famílias e a comunidade em geral. É importante que todos estejam engajados nessa luta contra o Aedes aegypti e façam sua parte para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença.

Em resumo: Como combater o mosquito?

Existem diversas formas de combater o mosquito e todos podem ajudar nesse combate adotando algumas medidas como:

* Evitar o acúmulo de água parada dentro e fora de casa;

* Colocando cloro e tratando da água das piscinas que ficam abertas;

* Limpando e tampando as caixas de água e cisternas;

* Evitando deixar expostos à chuva pneus ou objetos que possam acumular água;

* Colocando areia nos pratinhos de plantas;

* Removendo todo o lixo acumulado.

Com essas medidas simples já é possível interromper o ciclo de vida do Aedes, evitando todas as doenças que ele pode causar.