HISTÓRICO E FUNDAÇÃO
O Núcleo de Apoio à Saúde da Comunidade Escolar (NASCE) foi criado com base no cumprimento do Plano Municipal de Educação (2015-2025) para alunos com deficiência de aprendizagem e desenvolvimento socioemocional, de acordo com a Lei Brasileira de Inclusão, priorizando o diagnóstico precoce e o apoio necessário às crianças com deficiência, nº 13.146 e Lei do Autismo, Berenice Piana nº 12.764, e cumprimento dos planos de saúde escolar.
O Núcleo de Apoio leva o nome da professora Aurora Domingues Carvalho Motta, por meio da Lei nº 5.139, de 16 de dezembro de 2021.
Com a inauguração da atual sede, realizada em 20 de junho deste 2023, foram ampliados os serviços da educação inclusiva no município.
Hoje, as atividades já estão em pleno funcionamento, a nova instalação proporciona um atendimento de maior qualidade e o desenvolvimento aprimorado das crianças com síndromes, transtornos, deficiências, altas habilidades ou superdotação matriculadas nas escolas da Rede Municipal de Educação.
O local conta com médico, fonoaudióloga, nutricionista, psicólogas, psicopedagogas e vários outros profissionais, que atuam de maneira acolhedora, para oferecer uma educação muito mais inclusiva.
Atualmente são mais de 100 alunos regularmente matriculados na rede de Cruzeiro, que fazem um acompanhamento diário e outros 300 estudantes laudados, que também recebem todo apoio necessário para continuarem os estudos.
O NASCE, prioriza o diagnóstico precoce e oferece o suporte necessário, para crianças com deficiência. O objetivo é ofertar à comunidade escolar um atendimento humanizado, identificando as dificuldades e potenciais, de alunos, familiares e profissionais da rede de Educação.
Em casos de alunos que necessitam de acompanhamento médico mais especializado, o NASCE fechou parceria direta com a Secretaria Municipal de Saúde, que oferece as consultas e exames necessários para o acompanhamento.